top of page
  • Foto do escritorLucas Lima

A história de amor que inspirou "Frevo Mulher"

Composta por Zé Ramalho, canção é uma declaração para a cantora Amelinha

Amelinha abraçada a Zé Ramalho
Amelinha e Zé Ramalho | Divulgação

Gravado por diversos cantores e conhecida em todos os cantos deste país, "Frevo Mulher" é uma canção que já está no cerne do brasileiro e a forma como a composição nasceu é, sim, muito bonita. A música foi escrita pelo paraibano Zé Ramalho no final dos anos 70, quando o mesmo estava hospedado no Plaza Hotel, no Rio de Janeiro.


Na época, Zé Ramalho já era um cantor de sucesso e uma das revelações do ano era a cantora Amelinha, que, por mera coincidência estava no mesmo hotel que o cantor. De sua janela, Zé avistava muitos compositores oferecerem canções para Amelinha. Foi então que ele escreveu a dele, não só para presentear Amelinha, mas para ser uma declaração de amor.


"Frevo Mulher" é totalmente inspirada na figura de Amelinha e, em duas vias, a canção deu certo: foi e continua sendo um sucesso no país inteiro e foi a raiz do relacionamento que Zé e Amelinha tiveram até 1983. Da união, nasceram dois filhos: João Ramalho e Maria Maria.


Versão inusitada


Como já dito no início do texto, "Frevo Mulher" teve inúmeras interpretações por diversos artistas da música brasileira. Uma das mais originais é a da banda Pato Fu. A música entrou para o repertório do projeto "Música de Brinquedo", onde o grupo usa de brinquedos para recriar sonoridades. Você assiste a este show mais do que original na WePlay Music TV, primeira plataforma de streaming de shows brasileiros.



3.037 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page