top of page
  • Foto do escritorLucas Lima

A história de Chico César na Música

Um dos maiores cantores da música brasileira iniciou carreira em 1991

Chico César
Chico César| Foto: Ana Lefaux

Chico Francisco César Gonçalves, o Chico César, é um cultuado cantor e compositor na música brasileira, mas nem sempre foi assim. Chico, que é do interior da Paraíba, demorou um certo tempo para adentrar na carreria musical.


Quando tinha 16 anos, passou a morar em João Pessoa, capital da Paraíba. Se mudou para cidade justamente para estudar. O esforço valeu a pena, tendo em vista que se formou em jornalismo na Universidade Federal da Paraíba. Durante o período de universitário, chegou a participar de projetos culturais e adentrou na militância contra a Ditadura Militar.


Aos 21 anos, mudou-se para São Paulo e passou a trabalhar na Editora Abril. Durante todo esse período, Chico praticou no violão insistentemente, embora não seguisse, ainda, uma carreira profissional.


Em 1991, passou a fazer apresentações musicais e, devido ao seu talento, foi chamado para uma turnê na Alemanha. Porém, foi somente em 1995 que Chico César lançou o seu primeiro álbum de estúdio, intitulado "Aos Vivos". O registro conta com um de seus maiores sucessos, a canção "Mama África". Desde então, a música é a principal profissão de Chico César.


Em 2006 lançou o DVD "Cantos e Encontros De Uns Tempos Pra Cá" (Biscoito Fino) e, em 2017, "Estado de Poesia Ao Vivo" (Deckdisc). Os dois estão disponíveis na WePlay Music TV, a primeira plataforma de streaming de shows brasileiros.

bottom of page