top of page
  • Foto do escritorLucas Lima

Cantadas, o livro para quem é apaixonado pelo canto feminino brasileiro

Atualizado: 22 de mar. de 2023

Escrito pelo crítico musical Mauro Ferreira, livro traz ensaios sobre cultuadas cantoras brasileiras

Adriana Calcanhotto, uma das perfiladas de Mauro Ferreira, em foto de Leo Aversa
Adriana Calcanhotto, uma das perfiladas de Mauro Ferreira, em foto de Leo Aversa

Desde sempre, o Brasil foi um país que revela grandes cantoras. E, na música, esse papel não fica só para as musas, no sentido estético de se ver as coisas. Em "Cantadas", mais recente livro do jornalista Mauro Ferreira, o canto da mulher brasileira é dado como um elemento de sedução (e por isso o nome "Cantadas").


Tido como um dos principais críticos de música do Brasil, Mauro Ferreira se apaixonou pelo canto feminino desde cedo, tendo sido altamente influenciado por cantoras como Clara Nunes e Alcione. A dita "sedução" não vem apenas pelas técnicas apuradas de canto. O crítico leva em consideração, cada com qual em seu contexto, a elegância, a relevância e o mais importante, o "cantar com a alma". São características que podem parecer mais abstratas, complexas de entender. Mas são perceptíveis ao vermos performances que mexem, sim, com nossos sentimentos.


O livro, lançado pela Garota FM Books, conta com ensaios sobre 35 grandes vozes de mulheres da música brasileira. Textos inéditos trazem informações e análises sobre as trajetórias de grandes nomes, como Alaíde Costa, Adriana Calcanhotto, Gal Costa, Angela Ro Ro, Cássia Eller e muito mais. Você pode assistir a grandes shows desses pilares da música nacional na WePlay, a primeira plataforma de streaming de shows brasileiros.


O livro descende de outro projeto do autor, Cantadas – A sedução da voz feminina em 25 anos de jornalismo musical (2013), mas não se trata de uma edição revista e ampliada. O atual livro é inédito, com eventuais reproduções de um ou outro parágrafo do anterior. O que permanece igual é a paixão do autor pelas cantoras do Brasil.


A publicação é essencial para os amantes da música brasileira, em especial, de grandes figuras femininas que levam o orgulho da nossa cultura mundo à fora. Saiba mais sobre como adquirir o livro no site da Garota Fm Books.



bottom of page