top of page
  • Foto do escritorLucas Lima

Cinco curiosidades sobre o Carnaval

Atualizado: 16 de fev.

Conheça a história da festa mais celebrada do Brasil


Foto: freepik

O Carnaval é a festa mais celebrada no Brasil e conta com inúmeras curiosidades, desde a origem do termo até figuras importantes que exportaram a nossa cultura para o mundo. Conheça um pouco mais da história da maior festa do Brasil:


O Carnaval veio através dos colonizadores portugueses


Você sabia que o Carnaval no Brasil teve início através dos colonizadores portugueses? Em 1641, eles trouxeram as tradições carnavalescas ao país com o "Entrudo", uma festa de rua em que as pessoas se divertiam lançando farinha, água e ovos uns nos outros.


Já sofreu repressão


O Carnaval já passou por momentos difíceis. Em 1854, devido à repressão policial, a festa caiu em declínio. Foi então que os bailes de máscaras e fantasias em clubes e teatros ganharam força, com o primeiro baile de Carnaval do Brasil sendo organizado por uma atriz italiana no Rio de Janeiro, em 1840


Carmen Miranda foi uma grande inspiração para o Carnaval


A cantora e atriz Carmen Miranda, nascida em Portugal e radicada em terras brasileiras foi um dos maiores ícones do Carnaval. Foi através de seu famoso chapéu de frutas e o traje de baiana que a cultura do carnaval brasileiro chegou em Hollywood nos anos 40.


O Carnaval de Veneza é um dos mais antigos do mundo


A festa foi criada em 1094 por Vitale Falier, membro de uma das famílias mais influentes da cidade de Veneza na época. Tinha o objetivo de, antes da Quaresma, oferecer para a população um período de diversão.


Origem do termo


O termo "carnaval" tem sua origem na expressão latina carnem levare, em que o significado em tradução livre seria “afastar-se da carne”. No ano de 590 d.C., o Papa Gregório reconheceu oficialmente o carnaval como uma festividade. Por seu uma celebração pagã, o sacerdote impôs a condição de que o dia seguinte, a quarta-feira de cinzas, seria usada para purificação dos pecados cometidos durante o festejo.


A WePlay é uma plataforma de streaming de shows brasileiros que acredita na diversidade da música nacional e na importância das informações e dos créditos para os artistas. Conheça mais sobre o serviço em weplaymusic.tv.br.



113 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page