top of page
  • Foto do escritorLucas Lima

Como Gilberto Gil lançou um dos discos mais cultuados da música brasileira em 1972

"Expresso 2222" é um dos álbuns mais importantes da cultura nacional

Gilberto Gil Ao Vivo no show "Concerto de Cordas, Máquinas de Ritmos"
Gilberto Gil| Foto: Ricardo Dell Rosa

Após três anos de exílio em Londres, depois de ser caçado pela ditadura militar, Gilberto Gil voltou ao Brasil em 1972 com muita bagagem cultural, afinal, teve acesso a muitas coisas que antes eram distantes para ele, desde costumes rotineiros até o modo de fazer música. Feliz por voltar ao país, Gil começou a trabalhar exaustivamente em um novo disco.


O registro em questão viria a ser um dos mais cultuados da música nacional, o clássico "Expresso 2222", que completou 50 anos recentemente. Em 2012, o álbum, que tem Pedro Gil, filho de Gilberto, na capa, foi remasterizado no lendário estúdio Abbey Road, em Londres, mesmo local onde os Beatles gravaram "All You Need Is Love" ao vivo, na primeira transmissão mundial via satélite da história.


Canções que estão eternizadas na cultura brasileira, como a faixa-título do álbum, "Back In Bahia" e "Chiclete Com Banana" fazem parte até hoje do repertório de shows de Gilberto Gil e são parte do tracklist desse álbum histórico, tanto pelas circunstâncias em que foi produzido, quanto pelo caráter atemporal que as canções alcançaram.


Aqui na WePlay, você assiste ao espetáculo "Concerto de Cordas e Máquinas de Ritmos", onde o músico apresenta muitas dessas faixas acompanhado pela Orquestra Petrobrás Sinfônica.

bottom of page