top of page
  • Foto do escritorLucas Lima

"O Poeta Está Vivo": uma conversa com o sofrimento de Cazuza

Composição de Dulce Quental traz sentimentos reais vividos pelo artista


Cazuza
Cazuza | Reprodução Site Cazuza

Canção resgatada por Ezequiel Neves para o álbum "Calada Da Noite" (1990), do Barão Vermelho, "O Poeta Está Vivo" é uma composição de Dulce Quental que conversa intimamente com o sofrimento de Cazuza. Embora lançada no início da década de 90, a letra foi feita muito antes e nasceu do convívio entre Dulce e o artista.


Música que traz o sentido de superação, mas sobretudo, que fala sobre a humanidade presente em cada um de nós, especialmente para as situações mais desafiadoras de nossas vidas, "O Poeta Está Vivo" é um verdadeiro sucesso e leva aos ouvintes um elemento muito bonito ecoado por muitas músicas, o da identificação.


Quando Cazuza revelou a Dulce Quental que estava doente e que tinha viagem marcada para Boston, nos Estados Unidos, para um tratamento intensivo, a artista ficou tocada com a situação e, com base nesse sentimento, começou a escrever a letra de "O Poeta Está Vivo", que, na verdade, nasceu com o título de "Moinhos de Vento".


Ao retornar ao Brasil, Cazuza estava muito bem e, incluisive, fez shows grandiosos pelo Brasil. Vale citar a incrível apresentação do cantor no Canecão em 1988.


Dulce Quental, em uma conversa com a absurdette Denise Barroso (ex-integrante do grupo Gang 90 & Absurdettes) ganhou a sugestão de mostrar a letra para Frejat. A cantora gostou da ideia e ligou para o músico, que rapidamente musicou a poesia. Apenas em 1990 a faixa foi para estúdio e o próprio Cazuza acompanhou as gravações. Infelizmente, não chegou a ouvir o resultado final - quando o disco chegou às prateleiras o músico já tinha nos deixado.


Intrepretação de Dulce Quental


Conhecida na voz de Roberto Frejat, "O Poeta Está Vivo" também é cantada por Dulce Quental, autora da música. É possível assistir à apresentação da artista para a faixa no show "Música e Maresia", disponível na WePlay.







94 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page