top of page
  • Foto do escritorLucas Lima

Qual é a diferença entre gênero e estilo musical?

Embora comumente usados com o mesmo intuito, termos têm significados diferentes


Homem tocando cavaquinho
Foto: Freepik

Quando falamos de música, há sempre uma preferência por gênero musical. Com certeza você já ouviu a pergunta: "qual é o seu estilo musical favorito"? Mas, espera aí, estamos falando de gênero ou estilo?


Existem palavras na língua portuguesa que levamos como sinônimos, mas nem sempre as duas palavras, embora parecidas, traduzem um mesmo significado. Este é o caso de estilo e gênero musical. Embora usadas em ocasiões parecidas, elas têm significados diferentes.


No caso de gênero musical, podemos entender como uma classificação ampla para diversos tipos de músicas: Rock, MPB, Jazz, Samba e muitos outros. Já o estilo musical, embora diferente, está ligado diretamente ao gênero - são as subdivisões, classificações mais restritas retiradas dos gêneros. Exemplos clássicos são os estilos musicais ligados ao gênero do Rock: Hard Rock, Punk Rock, Pop Rock e muitos outros. Cada estilo conta com suas nuances, particularidades mas com semelhanças que os levam ao seu gênero musical.


Não é difícil de entender, mas fácil de se confundir.


Gêneros musicais que nasceram no Brasil


Muitos gêneros musicais são genuinamente brasileiros. Fizemos uma lista dos gêneros que nasceram aqui no Brasil; Confira:


MPB (Música Popular Brasileira)


Já pelo nome podemos saber, a MPB é exclusivamente brasileira. O gênero musical nasceu no final da década de 60 e trouxe ares de revolução para a música nacional, com letras bem elaboradas, contestadoras ou românticas e uma mistura de ritmos, como o samba e o rock.


Samba


O Samba nasceu nos morros, nas periferias do Rio de Janeiro e se tornou identidade do povo brasileiro. Com letras reflexivas ou românticas, o gênero traz o batuque e a percussão para as canções.


Bossa Nova


A Bossa Nova mistura o Samba ao Jazz e trouxe um certo refinamento para a música brasileira. O gênero foi o responsável por levar a música brasileira para além das fronteiras continentais.


Choro


Conhecido como o "chorinho", é um estilo musical instrumental que surgiu no século XIX no Rio de Janeiro. Caracterizado pela improvisação virtuosa e pela mistura de influências europeias e africanas, o choro é considerado a primeira forma de música popular urbana do Brasil.


Frevo


Proveniente de Recife, no Pernambuco, o Frevo não é apenas um gênero musical, é uma expressão artística que engloba a dança e as vestimentas. Caracterizado por suas melodias rápidas, o frevo é um dos grandes destaques relacionados ao carnaval de Pernambuco.


A WePlay é uma plataforma de streaming de shows brasileiros que acredita na diversidade da música nacional e na importância das informações e dos créditos para os artistas. Conheça mais sobre o serviço em weplaymusic.tv.br.


1.078 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page