top of page
  • Foto do escritorLucas Lima

Quem foi Marku Ribas, músico brasileiro que tocou com os Rolling Stones

Atualizado: 13 de dez. de 2023

Compositor, multi-instrumentista, cantor e ator participou do disco "Dirty Work"

Marku Ribas
Marku Ribas | Foto: Cia da Foto/Itaú Cultural

Compositor, instrumentista, cantor e ator, Marku Ribas é um músico cultuado e bastante conhecido dentro do universo da música. Porém, para muitos, ainda é um nome obscuro dentro da história da música brasileira.


Ele, que nos deixou no ano de 2013, era instrumentista desde os 15 anos, quando estreou como baterista e cantor no grupo Flamingo. Sua virtuosidade e talento como compositor chamou atenção de grandes nomes, como Alcione e João Donato. Altamente perseguido pela Ditadura Militar, teve duas canções autorais censuradas - "Canto Certo" (regravada na voz da marrom em 1976 com o título de "Alerta Geral") e "Nunca Vi". Consequentemente, Marku foi preso e exilado em Paris, em 1968.


Em terras francesas, fundou o grupo Batuki e ingressou na carreira de ator. Ainda no Brasil, também em 1968, o músico conheceu os integrantes dos Rolling Stones, que estavam de férias no país. O encontro com Mick Jagger aconteceu por acaso, em um restaurante de Copacabana.


Posteriormente, em 1984, a convite de Jagger, Marku gravou o clipe de "Just Another Night", faixa presente no primeiro disco solo do cantor inglês. Dezessete anos depois do primeiro encontro, o músico brasileiro foi convidado a participar das gravações do disco "Dirty Work", dos Stones. É Marku que faz a percussão em "Back To Zero", canção presente no álbum.


Na WePlay você relembra a obra e a vida de Marku Ribas no show "Toca Brasil", gravado no Itaú Cultural, em São Paulo.





108 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page