top of page
  • Foto do escritorLucas Lima

A moda de rock de Ricardo Vignini e Zé Helder

Músicos levam clássicos do rock para o universo da viola caipira


Ricardo Vignini e Zé Helder formam o duo Moda de Rock
Duo Moda de Rock| Foto: Rita Perran

A mistura de rock com a viola caipira, de cara, parece improvável. Mas, Ricardo Vignini e Zé Helder não apenas fizeram possível como construíram um trabalho cultuado na música brasileira com versões nada convencionais para grandes clássicos da música mundial. O projeto não poderia ter nome melhor: Moda de Rock.


A história desse projeto começou em 2007, quando Ricardo e Zé, que são professores de música, resolveram mostrar o potencial da viola caipira para seus alunos. Ao mesmo tempo, os dois usaram da oportunidade para relembrarem canções que fizeram parte de suas adolescências, em especial, grandes clássicos do rock.


O metal e o acústico se uniram como água e vinho, uma conexão singular, é verdade, mas original e hipnotizante. A partir daí, o projeto Moda de Rock só cresceu e chegou a grandes músicos, como Andreas Kisser (Sepultura), Lúcio Maia (Nação Zumbi), Edgard Scandurra (Ira!), Robertinho de Recife, Pepeu Gomes, Kiko Loureiro (Angra e Megadeth), o percussionista Marcos Suzano e o cantor e compositor Renato Teixeira.


Em 2012, os músicos lançaram o DVD "Moda de Rock, Viola Extrema Ao Vivo", com participações de Pepeu Gomes e Kiko Loureiro. O registro audiovisual está disponível na WePlay, a primeira plataforma de streaming de shows brasileiros. A apresentação conta com clássicos internacionais, como "Aces High" (Steve Harris) e "Smells Like Teen Spirit" (Kurt Cobain, Dave Grohl, Krist Novoselic), faixas autorais, como "Alvorada" (Ricardo Vignini) e hits nacionais, a exemplo de "Preta Pretinha" (Luiz Galvão, Moraes Moreira).


Recentemente o duo lançou o álbum "Moda de Rock Brasil", só com clássicos do rock nacional na viola caipira.

72 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page