top of page
  • Foto do escritorLucas Lima

Trovadores Urbanos promove ação social com mulheres da periferia de São Paulo

"Roda de Mulheres - Afeto e Cultura" leva oficinas culturais e afetivas para moradoras

Foto: Agnaldo Papa

Reconhecidos por alimentar a cultura brasileira por mais de 30 anos de estrada, os Trovadores Urbanos, que espalham a música através de serenatas, shows e ações com crianças e adolescentes, apresenta a "Roda de Mulheres - Afeto e Cultura", que durante 10 meses, a partir de Abril, promoverá oficinas e atividades, totalmente gratuitas, em prol de mulheres moradoras das comunidades dos bairros selecionados, situados na Zona Norte, Leste e Sul da capital paulista.


O projeto pretende buscar um vínculo com mulheres que vivem em locais de vulnerabilidade que têm a falta dos seus direitos básicos como estudo, cultura e lazer. Os Trovadores entram com a missão de propagar o auto conhecimento, amor próprio e a força presente dentro de mulheres que vivem em regiões com altos índices de violência.


No começo de abril, os SASF - Serviço Assistencial Social à Família de cada região receberão as Oficinas Afetivas com temas como “Canto Coral”, “Teatro”, “Danças Circulares” e “Criativa e Afetiva”, onde irão aprender várias atividades manuais. As Oficinas acontecem uma vez por semana em cada casa durante 10 meses. Nas terças-feiras, a partir do dia 04, é a vez do SASF Elisa Maria (Norte), nas quartas-feiras no SASF Cidade Ademar (Sul) e nas quintas-feiras no SASF Boa Esperança (Leste).


Já as Rodas de Conversa serão encontros mensais com música e bate papo, com assuntos relevantes do dia a dia e que levarão as participantes a uma reflexão. Essas ações serão abertas para a comunidade e contarão com um profissional especializado de cada área para fomentar as conversas. A primeira roda será sobre “música e meditação” e está marcada para a última semana de abril.


Ao final do projeto, cada local receberá uma serenata/show com o grupo dos Trovadores Urbanos e após uma roda de conversa sobre a carreira e curiosidades dos 33 anos de existência do grupo. Para participar das atividades é necessário estar inscrito no SASF.


Com realização da MMP Produções e Secretaria Municipal de Cultura, o projeto espera impactar cerca de 1.200 mulheres com as oficinas nas três comunidades e cerca de 10.000 pessoas no total, de forma direta e indireta, considerando as oficinas, as rodas de conversa e os shows dos Trovadores Urbanos.


Os Trovadores Urbanos


Um dos mais tradicionais grupos da música brasileira, Os Trovadores Urbanos estão na ativa desde os anos 90 e, desde então, tem encantado o público com as famosas serenatas, músicas e poesias.


Em tantos anos de estrada, o grupo já dividiu o palco com nomes como Alaíde Costa, Cauby Peixoto, Demônios da Garoa, entre outros.


Na WePlay, primeira plataforma de streaming de shows brasileiros, você assiste aos shows "Canções Paulistas Ao Vivo" e "Ao Vivo No Ibirapuera".


PROGRAMAÇÃO:


OFICINAS AFETIVAS - Toda semana


OFICINA CRIATIVA E AFETIVA OFICINA DE CANTO CORAL OFICINA DE TEATRO

OFICINA DE DANÇAS CIRCULARES


RODAS DE CONVERSA - uma vez por mês


Tema: RODA DE MÚSICA E MEDITAÇÃO com Trovadores Urbanos

26/04 (SASF Elisa Maria), 27/04 (SASF Cidade Ademar) e 28/04 (SASF Boa Esperança)

Tema: RODA MARIA DA PENHA com Amigas do Samba

30/05 (SASF Elisa Maria), 31/05 (SASF Cidade Ademar) e 01/06 (SASF Boa Esperança)

Datas à confirmar:

RODA DA INSPIRAÇÃO

RODA DAS EMPODERADAS

RODA DA FORTUNA

RODA DA SAÚDE

RODA DE DIREITOS

RODA DO AFETO

SERVIÇO:

Projeto “Roda de Mulheres - Afeto e Cultura”

Gratuito

A partir do dia 04 de abril.

Nas Terças-Feiras:

SASF Elisa Maria

R. São Francisco do Humaitá, 107 - Jardim Ondina

Nas Quartas-Feiras:

SASF Cidade Ademar l

R. Fanfula, 195 - Americanópolis

Nas Quintas-Feiras:

SASF Boa Esperança

R. João Crispiniano Soares, 98 - Parque Boa Esperança

66 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page