top of page
  • Foto do escritorLucas Lima

WePlay abre espaço para artistas independentes

Bruna Caram, Blitz, Zeca Baleiro e muitos outros entraram no catálogo da plataforma recentemente

Zeca Baleiro
Zeca Baleiro em foto de Diego Ruahn

Quando a WePlay Music TV, primeira plataforma de streaming de shows brasileiros, nasceu, Maria Rita Lunardelli, CEO e fundadora da startup, colocou-se por inteira em um desafio imenso: incluir em um serviço audiovisual toda a diversidade da música brasileira.


Hoje, três anos depois dos passos iniciais, o desafio ainda existe, mas muito já foi alcançado. Parcerias com gravadoras, selos e produtoras como Biscoito Fino, Deckdisc, Showlivre, Tratore, TV Cultura e muitas outras, foram celebradas desde então.


Agora, a WePlay avança em mais um segmento do mercado fonográfico: os artistas independentes. Desde o segundo semestre de 2022, a equipe de curadoria da empresa tem buscado artistas com conteúdos próprios, ou seja, que não estão vinculados a nenhuma gravadora. E o resultado tem sido muito satisfatório. Conteúdos de bandas e artistas consagrados, como Blitz, Yamandu Costa e Zeca Baleiro já estão disponíveis na plataforma (todos eles são artistas independentes). Em breve, estarão na WePlay Marisa Monte e Geraldo Azevedo, com apresentações que ficaram para a história (muitas delas foram registradas ainda em DVD) e que abraçaram a ideia da importância de os grandes momentos da música nacional serem eternizados.


As novas gerações não ficam para trás, a cantora Bruna Caram foi uma das primeiras independentes a ter um show disponível no serviço. Segundo a ABMI (Associação Brasileira de Música Independente), 53,5% dos artistas mais tocados nos serviços de streaming de áudio são independentes. Iniciativa inédita dentro do audiovisual, a WePlay também busca atingir o segmento.


"Quando a WePlay começou, buscamos contato com as gravadoras, pois elas têm uma quantidade grande de conteúdos relevantes e importantes para a nossa cultura. A nossa sinergia com elas continua e estamos fechando novos contratos de licenciamento, claro. Quando falamos de diversidade, falamos também em abranger todo o mercado e não podemos esquecer que os independentes representam uma fatia considerável desse ecossistema", conta Maria Rita Lunardelli.


Abertura para videoclipes e curadoria


Concebida como a primeira plataforma de streaming de shows brasileiros, hoje a WePlay não se restringe a esse formato. Conta também com videoclipes e documentários, desde que falem ou sejam de música brasileira. "A cada dia trabalhamos para a evolução da plataforma. Recentemente tivemos a inclusão da funcionalidade de playlist e também da TV WePlay, um canal linear dentro da plataforma, com uma programação dos shows, clipes e documentários já disponíveis e escolhidos pela nossa curadoria", explica Maria Rita. "A nossa ideia é a de reativar catálogos de shows que hoje não são mais consumidos por ausência de equipamento de reprodução de DVDs. Além disso, nossa grande bandeira é a vontade de mantermos viva a nossa cultura brasileira, que é extremamente rica, e mostrarmos para as novas gerações os grandes mestres da música brasileira."


Hoje a WePlay é a plataforma que mais se preocupa com os créditos de todos os músicos que participaram dos shows, inclusive os instrumentos que tocaram, e de todos os compositores e artistas.


"Fazemos questão de prestigiar todos aqueles que fazem o show acontecer. Dar os créditos é uma obrigação que, infelizmente, não é seguida pelas plataformas digitais. Na WePlay, o sistema de busca é maravilhoso porque muitas vezes eu posso ser fã de um determinado músico e na plataforma eu consigo saber todos os shows dos quais aquele músico participou e com isso acompanhar mais de perto a sua carreira", completa Maria Rita.


Para a inclusão de materiais independentes, todo o conteúdo passa pela avaliação da curadoria. São analisados os critérios de relevância cultural, popularidade e qualidade de imagem e som. Se você é um artista independente e quer submeter o seu conteúdo para análise da WePlay, envie um e-mail para curadoria@weplaymusictv.com.br.








89 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page