top of page
  • Foto do escritorLucas Lima

"De Tudo Se Faz Canção", o livro que disseca o "Clube da Esquina"

Atualizado: 22 de mar. de 2023

WePlay é apoiadora de iniciativa que traz detalhes sobre o álbum histórico



"A amizade é uma das coisas mais importantes de nossas vidas". A frase, do mestre Milton Nascimento, é um dos muitos momentos do livro "De Tudo Se Faz Canção", que mostra em detalhes a riqueza cultural e a simplicidade entre amigos que permeiam o maior disco brasileiro de todos os tempos, o "Clube da Esquina".


Escrito e organizado por Chris Fuscaldo em conjunto com ninguém menos que Márcio Borges, o livro é um registro da histórica produção cultural de alguns garotos que se reuniam em uma esquina no bairro de Santa Tereza, em Belo Horizonte, para tocar violão madrugada a dentro. O que era simples, tornou-se grandioso.


Em 1972, Milton Nascimento já era um cantor em ascenção. Com quatro discos de estúdio e apresentações de destaque em festivais de música, uniu-se ao jovem Lô Borges, que na época tinha apenas 20 anos de idade (dois anos antes, Milton já tinha gravado uma canção composta com Lô, "Para Lennon e McCartney"). Entre conexões, idas e vindas e muitas influências, o projeto também contou, claro, com o próprio Márcio Borges, Ronaldo Bastos, Fernando Brant, Beto Guedes, Tavito, Alaíde Costa, Gonzaguinha e muitos outros que fizeram desse disco tão singular.


Lançado em 1972 pela Odeon, "O Clube da Esquina" completou 50 anos em 2022. Um dos presentes para esse marco histórico é o livro "De Tudo Se Faz Canção", editado pela Garota FM Books e lançado através de um financiamento coletivo, apoiado diretamente pela WePlay Music TV, além de outras empresas e ações culturais, como a UBC, Agência Fato Relevante, FG Cidadania Italiana, Coletivo Magenta, Cerveja Artesanal Visconde de Mauá, Casa Beatles, Centro Cultural Visconde de Mauá e o espaço Sol Maior.


Para a WePlay, apoiar a iniciativa vai ao encontro com os pilares da empresa, que é a primeira plataforma de streaming de shows brasileiros. "É muito importante valorizar a história da nossa música. Deixar viva essa memória, para que outras gerações venham e tenham contato com esse momento tão lindo da música brasileira. Isso claro se conecta muito bem com o que pregamos aqui na WePlay", diz a CEO Maria Rita Lunardelli.


No momento, o estoque para o livro está esgotado. Para mais informações, acesse o site da Garota FM Books.







Posts recentes

Ver tudo
bottom of page